Blog

Pecuária – Sistemas de Produção Intensivo e Extensivo

Pecuária – Sistemas de Produção Intensivo e Extensivo

Voltamos a falar de tecnologia quando abordamos esse tema, pois ela tem fundamental importância na diferenciação nos sistemas de produção junto com a área de ocupação.

O sistema Extensivo ainda é o mais utilizado no Brasil, sendo baseado na criação dos animais praticamente soltos em uma grande área de pastagem com suplementação com mineral. A vantagem desse sistema é o baixo investimento enquanto as desvantagens são a ocupação de grandes áreas da propriedade para essa atividade, baixas taxas de desmame, baixa produtividade anual comparada aos outros sistemas. Para se ter uma melhora nos resultados com esse tipo de sistema, a pastagem deve ser bem manejada, como dissemos em uma outra matéria anterior (MANEJO ESTRATÉGICO DE PASTAGEM).

Já sistema Intensivo é baseado na criação dos animais em uma pequena área chamada de “confinamento”, o uso de técnicas modernas como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados, são aplicadas ao rebanho com o objetivo de aumentar a produtividade. A desvantagem desse sistema é o alto custo de investimento inicial, mas os resultados garantem um bom retorno para o produtor que o utiliza.

A Fazenda Sant´Anna é fornecedora de material genético de excelente qualidade que é selecionado há 45 anos e vem promovendo leilões desses animais há 30 anos de forma consecutiva, fazendo com que o pecuarista consiga através de monta natural com os touros adquiridos, melhore seu rebanho e aumente sua lucratividade com esse processo.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

30 anos de Leilões