A integração de tecnologias na agricultura já é uma realidade. A modernização da pecuária de modo geral tem focado ações de transferência de tecnologia adequadas às necessidades dos pequenos, médios e grandes produtores em todo território nacional visando eficiência produtiva.
São várias técnicas, equipamentos e inovações que foram incluídos nesses últimos anos, tecnologias que visam incrementar a produtividade dos rebanhos, melhorar o sistema de produção, diminuir o impacto ambiental, esta umas das exigências do consumidor que busca produtos agropecuários cada vez mais sustentáveis e também diminuir o custo de todo o sistema de produção através dessa otimização.
O melhoramento genético, é umas das tecnologias utilizadas tem contribuído tanto na pecuária de corte como na de leite, através de seleção de características herdáveis como rusticidade, melhor rendimento de carcaça, menor tempo de engorda, menor tempo de abate, aumento na porcentagem de sólidos (gordura e proteína) por litro de leite, aumento na produção de leite, melhora na conversão alimentar para produção de leite, boa conformação de úbere, entre outros. Técnicas como a fertilização “in vitro”, inseminação artificial, clonagem e monta natural com touros, são usadas para o produtor inserir um bom material genético no seu rebanho.
A informática também está presente, celulares e tablets são levados a campo e essa tecnologia chega através de aplicativos, plataformas, softwares e até inteligência artificial na pecuária, auxiliando na gestão da fazenda, organizando e planejando o manejo e até elaborando dietas nutricionais de alto nível e custo otimizado nas diversas etapas da vida do animal, permitindo o produtor acompanhar a alimentação fornecida para seu rebanho, e verificar se as exigências nutricionais estão sendo atendidas satisfatoriamente para o aumento da produção de leite ou engorda do gado. Até Drones estão sendo usados para monitoramento do rebanho e acompanhamento de pastagem nas fazendas.
Mas toda essa nova inovação deve ser realizada através de um planejamento estratégico e um acompanhamento técnico para que se obtenha o melhor resultado possível com o uso dessas novas tecnologias.