Blog

Manejo de Pastagem

Manejo de Pastagem


O sucesso da criação bovina a pasto depende muito da implantação e do manejo da pastagem. A degradação do pasto e a baixa taxa de lotação são problemas comuns em grande parte das áreas do país e tem ocorrido em função da má qualidade das sementes, que na maioria das vezes tem baixa pureza e vigor assim como o preparo ineficiente do solo, que contendo muitos torrões faz com que a incorporação de corretivos seja inadequada ou as vezes inexistente.


A Calagem é uma das práticas mais baratas e que permite ganhos expressivos de produtividade, corrigindo a acidez e fornecendo cálcio em profundidade, além de disponibilizar o magnésio para as plantas. Essa prática é fundamental para uma boa formação das pastagens e assim aumento na produção e maiores lucros para o produtor.


Outras práticas podem ser adotadas como a correção de fósforo, que tem grande importância para a formação de raízes e desenvolvimento das plantas, que em geral está relacionado a altas produtividades e longevidade das principais culturas.


O fornecimento de enxofre é também muito importante quando se fala de nutrição de forrageiras, ele proporciona pastagens mais verdes (com maior valor nutricional), aumento da resposta a adubação nitrogenada, com incremento em massa de plantas, além de retardar o amarelecimento de folhas.


Para que tudo isso seja feito de maneira correta, sugerimos que um profissional da área de agrárias seja consultado para passar as orientações corretas, aumentando sua chance de sucesso, evitando desperdícios nas correções e aumentando sua lucratividade.


Dessa forma, quando se corrige as necessidades das forrageiras, elas aumentam a capacidade de produção e uma nutrição mais adequada do gado.
Outra técnica que

podemos utilizar junto é o sistema rotacionado de pastejo, manejo onde se permite o controle de lotação, altura de corte e melhor aproveitamento da área.


Falaremos sobre esse sistema na próxima publicação.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

30 anos de Leilões